ORLA

ORLA é um gesto cinematográfico que visa documentar e retratar o presente estado da orla costeira portuguesa continental. Através de uma longa caminhada, de Caminha a Vila Real de Santo António, revelam-se diversas paisagens e povoamentos, observamos diferentes formas de ocupação, humanas e mais-que-humanas, e reflectimos com particular atenção sobre os actuais desafios e ameaças que o litoral enfrenta.

A orla é o resultado de múltiplos factores naturais e antrópicos, locais e globais, ao longo dos tempos. Marcado pela dialética entre características atlânticas e medirerrânicas, o litoral português conta com uma vasta diversidade de arribas e plataformas de abrasão, praias, tômbolas, formações dunares, restingas, ilhas-barreira, lagunas e estuários onde flora e fauna coexistem sob os avanços e efeitos da actividade humana.

Ao percorremos o litoral, constatamos as marcas da sua ancestralidade, as suas diversas vivências, usos e aculturações. Revistamos momentos e monumentos históricos. Testemunhamos a riqueza da vasta biodiversidade. Auscultamos os sinais da erosão, os indícios da deterioração dos ecossistemas terrestres e marinhos. E abraçamos augúrios de luta e resistência.

Num tempo pautado pela velocidade, escolhemos caminhar. Perante um mundo global, observamos realidades locais. Reconhecendo os efeitos e desafios da progressiva e complexa globalização do mundo, avançamos atentos às ameaças ambientais. ORLA pretende esboçar um retrato-oráculo de um litoral em mutação.

REALIZAÇÃO Luisa Homem