ELOGIO DA SUPERFÍCIE
Cine Diário / Super 8 / 40' / 2017
"Mas ao ver Hervé tão fresco e optimista, vem-me outra ideia à cabeça: a que tenho diante de mim um sobreadaptado. A medicina deveria debruçar-se com mais atenção sobre a noçao de sobreadaptação e o ensino precaver-se contra a possibilidade de estar a produzir sobreadaptados à força de temer que as crianças sofram de qualquer inadaptação.
O sobreadaptado encontra-se no seu meio como "um peixe dentro de água". É claro que o peixe está nitidamente sobreadaptado à agua. O que significa que a sua felicidade é tanto mais frágil quanto mais completa. Porque se a água ficar quente de mais, ou demasiado salgada se o nível baixar... Assim, é preferível estar simplesmente e até mediocremente adaptado à agua, como é o caso dos anfíbios que nunca são cem por cento felizes nem num meio húmido nem num meio seco mas que se acomodam medianamente aos dois. Não é que deseje algum mal a Hervé, mas penso que, se estalar qualquer coisa na brilhante organização que é a sua, se o destino lhe reservar um revés, muito lhe há-de custar a reconquistar o equilíbrio! Enquanto que nós, os anfíbios, sempre a empeçar nas esquinas das coisas, habituados ao provisório, ao mais ou menos, sabemos, desde o nascimento, enfrentar todas as traições do meio."
Vimos neste Robinson Crusoe, (que são muitos afinal! uma verdadeira multidão de Robinsons Crusoes), um belo ponto de partida para fazermos um filme.
Esta coleção de imagens em Super 8, registos fotográficos, sonoros, e desenhos de ocasião que fizemos ao longo de uma viagem de carro pelas esquinas da Califórnia propõe- se a uma reflexão sobre a adaptação do sujeito à sua moldura existencial. Propusemo-nos a filmar 3 minutos por dia, improvisando situações com os territórios e pessoas que nos inspiravam.
Michel Tournier debruça-se sobre o conceito da sobreadaptação que nos parece essencial para pensar as práticas e as pesquisas artísticas, especialmente no que tange às conexões e ao encontro com as forças políticas multitudinais do contemporaneo.
REALIZAÇÃO, IMAGEM, SOM Andreia Farinha, Luísa Homem, Manuel Bivar MONTAGEM Luísa Homem